Em Alagoinhas a APAE, foi implantada em Assembleia Geral, no dia 12 de fevereiro de 1996, pela professora Jerusa Ferreira de Souza, que reuniu pais de pessoas com deficiência, o representante da Federação Estadual das APAES da Bahia, empresários e pessoas da comunidade, elegendo como presidente a Sra. Jecy Lopes da França.
A APAE–Alagoinhas é uma associação civil filantrópica de caráter assistencial, educacional, cultural de estudo e pesquisa desportiva e outros, sem fins lucrativos, com duração indeterminada.
Destina-se ao atendimento de crianças, jovens e adultos com deficiências múltiplas, que contempla a escolarização e os princípios da inclusão social em sua plenitude. Busca assegurar-lhes o exercício da cidadania, respeitando suas singularidades para que estes possam interagir no meio em que vivem.
Para prestar o atendimento a que se propõe, conta com a colaboração de voluntários, incluindo os membros de sua própria diretoria com o apoio da Prefeitura Municipal através de convênios e parcerias com suas Secretarias como: SEDUC- Secretaria de Educação; SEMAS – Secretaria de Assistência Social; SESAU- Secretaria de Saúde; com o Governo Estadual além de participar também das reuniões do CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, do CMAS- Conselho Municipal de Assistência Social e busca estabelecer parcerias com outros órgãos para ampliar o atendimento aos setores de saúde, social e educação.
Caracteristicas legais:
Nome da entidade: Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Alagoinhas
Endereço: Av. Juracy Magalhães S/N, Conjunto Pinto Aguiar. Alagoinhas/BA